Atividades
Quem visitar a cidade não pode deixar de conhecer a Torre Sineira, construída em 1869, com um carrilhão de oito sinos. A Igreja Matriz do século XVIII também deve ser apreciada e conhecida pelo turista. Outros pontos que não podem passar em branco são: Igreja de Sant’ana, Porta de Sant’ana, Estátua do Beato Vicente de Albufeira, Ruínas da Antiga Muralha, Antiga Bateria de Albufeira, Arca da travessa da Igreja Velha e Museu Municipal de Arqueologia.
Gastronomia
Com uma variedade de peixe e mariscos, os pratos típicos da cidade levam o sabor e o prazer de comer para o turista. Os pratos, como a cataplana à algarvia, a deliciosa sardinha assada, o atum, o pargo, o tamboril, os carapaus alimados, as lulas e o rodízio de peixe fresco com um belo arroz de marisco, são uma delícia para o turista. As sobremesas também são perfeitas para complementar a refeição, como bolos, alfarroba, doces de ovos, figo e iguarias de amêndoa.
Compras
A cidade não apresenta muitas lojas, porém, tem um artesanato local que é um importante símbolo.
Nas lojas locais, o turista pode encontrar objetos de artesanato, azulejos trabalhados, tradicionais chaminés e casas em miniatura.
Como chegar
É mais fácil chegar a Albufeira a partir de Faro, capital do Algarve e cidade muito próxima. Trens partem das estações Gare do Oriente/Lisboa e Campanhã/Porto (www.cp.pt), mas há poucas opções de horário. Ônibus partem de hora em hora da rodoviária de Sete Rios/Lisboa e da de Campanhã/Porto. De carro, de Lisboa, são 278 quilômetros até Faro, pela A-2 e depois pela Via do Infante. De Porto, são 580 quilômetros, pelas mesmas rodovias.
Melhor época
As estações mais agradáveis em Portugal são a primavera (especialmente os meses de abril e maio) e o fim do verão (setembro). Em agosto, tudo fica mais caro e concorrido, porque é época de férias na Europa. Mas é claro que é uma época ótima para curtir as praias no Algarve.