Atividades
Em Franschhoek, há o memorial e o museu dedicado aos huguenotes, seguidores do protestantismo, especialmente aqueles de orientação calvinista, que foram assim denominados pelos católicos franceses durante os séculos XVI e XVII. Muito perto fica o velho cemitério que abriga sepulturas de huguenotes e seus descendentes.
Além disso, pode-se visitar vinícolas e degustar dos melhores vinhos produzidos na região. Destaque para uma das mais antigas fazendas de vinho em Franschhoek, a Boschendal.
Gastronomia
A gastronomia também tem um papel importante nessa cidadezinha, pois se encontram diversos restaurantes que figuram entre os melhores da África e do mundo. Aqui, o turista tem a possibilidade de degustar uma diversidade de vinhos e a refinada cozinha francesa.O restaurante do Hotel Franschhoek Country House & Villas é considerado o segundo melhor da África do Sul.
Compras
Na Franschhoek Art House, são encontradas obras de artistas locais com preços razoáveis. Já na Art Event, há belas obras contemporâneas de artistas consagrados e desconhecidos. E nas ruas do centro, há várias lojas de artesanatos e souvenires.
Como chegar
Há voos que vão de São Paulo (SP) a Joanesburgo, com a South African Airways. Depois se pega um voo doméstico com a mesma empresa até a Cidade do Cabo, inicio da Graden Route.
Melhor época
O clima na Franschhoek é muito agradável, independente da época do ano. A temperatura média no verão (de outubro a março) é de 30 graus e no inverno cerca de 10 graus (de abril a setembro).